sexta-feira, 24 de outubro de 2014

MASCOTES EM SALA DE AULA/ APRENDENDO COM O LÚDICO

 Projeto Mascotes da Sala
Mascote anfíbio: sapo
Trabalhar de maneira lúdica a aprendizagem é a das propostas da Educação Infantil
O projeto Mascote foi uma estratégia para ensinar valores que ajudam na formação e educação de crianças de quatro e cinco anos.
            o projeto funciona da seguinte maneira:
Masote ave PIU Piu
  Cada turma escolhe no início do semestre, um amiguinho de pelúcia para ser o mascote da sala. Como mais uma criança da classe, o novo amigo ganha nome e estuda-se características da personalidade. A turma fica responsável por cuidar do companheiro e as responsabilidades começam. Para a coordenadora pedagógica “o mascote, como líder do bem, é mais um recurso que o professor tem para desenvolver boas maneiras e virtudes como coragem, honestidade, respeito, companheirismo, ou seja, assuntos sérios, mas que ainda são abstratos para a criança”.
Mascote selvagem; Onça pintada
Mascote inseto Abelha
Mascote : Jacaré
O projeto funciona em sistema de rodízio. Cada dia um aluno leva para a casa o amiguinho de pelúcia e um diário para escrever todas as atividades e colar fotos. Os pais abraçam o projeto e se envolvem com a proposta pedagógica estimulando os filhos na criação da mascote. “Como eles levam para a casa, eles começam a trabalhar a responsabilidade de não sujar, não rasgar, cuidar do amiguinho e não deixar que ele seja maltratado por ninguém, já que terão que devolver aos colegas”.
Mascote aquático: Peixinho Beta
Mascote doméstico; Cachorro

            Para cada idade há um foco educacional. As crianças em fase de alfabetização, por exemplo, usam o amiguinho para ilustrar as explicações em sala de aula. No diário, a escrita é estimulada. Para as mais novas, a ideia é criar um vínculo afetivo forte entre o grupo, aumentando o laço de união e amizade, já que terão um objetivo comum: cuidar da mascote. “
                   Ao final do ano letivo cada classe deverá explicar toda aprendizagem adquirida relativa ao mascote








        

Nenhum comentário:

Postar um comentário