sábado, 7 de dezembro de 2013

A capoeira no ambiente escolar

      A capoeira no ambiente escolar
                                   


         Na escola, tendo por base o Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998) MEC, tem por objetivos a formação integral da criança , bem como as suas identidades. Em detrimento deste Referencial, a capoeira ultrapassa o fator motor, através do trabalho e conhecimento cultural que ela proporciona. Muitas escolas ainda não possuem a dimensão da importância do ensino da capoeira no que tangue os aspectos dos processos de ensino aprendizagem no que diz respeito a uma relação interdisciplinar.
  Durante as aulas, as crianças passam a experimentar ações de flexibilidade, coordenação, percepção espacial, possibilitando a mesma um encontro com o seu corpo, bem como com as suas limitações. Em seus estudos, Feldenkrias (1985) trabalha com o conceito de como se forma a auto-imagem e como ela governa todos os nossos atos, através de três fatores, entendidos como hereditariedade, educação e auto-educação.
      A metodologia do ensino de capoeira na Educação Infantil deve priorizar a tomada de consciência do seu próprio corpo, através do lúdico, por meio das brincadeiras. Em cada atividade, o professor deve enxergar os benefícios psicológicos, fisiológicos e sociais, sem que estas sejam atividades de impacto, evitando assim lesões e acidentes.
    Os objetivos, tanto no aspecto recreativo quanto esportivo, deverão contribuir para o aperfeiçoamento do indivíduo como ser social. As atividades colaboram tanto com o desenvolvimento motor quanto com a melhora dos processos de aprendizagem.

Referência bibliográfica:

Alguns movimentos básicos da capoeira:
Ginga
Ginga:

   O movimento básico de Capoeira. Em vez de o capoeirista se fixar numa posição, ele está sempre em movimento, efectuando esta espécie de dança.

Au:   O Au é basicamente aquilo a que se chama uma roda, praticada normalmente na ginástica. Também conhecido como Au Regional é usado na Capoeira como uma forma rápida de fugir ou enganar o "adversário".


Au
Au Angole
Au Angola:   O Au Angole é um Au, mas este é apenas utilizado na Capoeira Angola. O seu afastamento do Au (acima) é o facto de se flectirem os joelhos na execução da roda.

 Cocorinha:
   A Cocorinha é um método evasivo, nomeadamente consiste na forma de evitar  pontapés circulares efectuados em curta distância. Neste movimento é necessário que a mão que toca no solo mantenha o equilíbrio, e, tal como em todos os movimentos e "jogo" capoeirista, é necessário mantersempre o contacto visual com o adversário.

Cocorinha
Próximo
Gifs Animados retirados do site www.aobrasil.com/capoeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário